I Simpósio Internacional de Estudos Japoneses e Nipo-Brasileiros no Brasil: Comemorando os 30 anos do Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesa da Universidade de São Paulo

 É com grande satisfação que anunciamos a realização do I Simpósio Internacional de Estudos Japoneses e Nipo-Brasileiros no Brasil. O Simpósio acontecerá na Universidade de São Paulo (USP), na Casa de Cultura Japonesa, entre os dias 31 de agosto e 02 de setembro de 2026, com organização do Programa de Pós-graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesa (PPGLLCJ) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo. 

A realização do Simpósio marca uma ocasião histórica a todos nós que pertencemos à comunidade envolvida com os Estudos Japoneses: 2026 é o ano em que o Programa de Pós-graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesa da USP completa 30 anos de sua fundação. Por tal razão, o Simpósio receberá o subtítulo de “Comemorando os 30 anos do Programa de Pós-graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesa da Universidade de São Paulo”.

Dentre as diversas atividades de pesquisa e ensino que foram desenvolvidas ao longo dessas três décadas pelo PPGLLCJ, uma merece especial atenção: os estudos nipo-brasileiros e da diáspora japonesa na América Latina. Não somente o PPGLLCJ se localiza no país no qual a diáspora encontrou seu maior influxo, mas, também, encontrou-se acolhida na comunidade nipo-brasileira que se formou a partir dela, criando, desse modo, vínculos tanto sociais quanto acadêmicos. Tal conjunção histórico-social produziu vozes cuja expressão acadêmica, artística, social e cultural possibilita uma mudança de horizontes nos Estudos Japoneses em geral.

O Simpósio, portanto, tem como propósito dar visibilidade em nossa área de conhecimento ao trazer para o seu centro não somente a experiência nipo-brasileira, mas, também, conjuntamente, aquela da diáspora japonesa na América Latina e outras localidades que, hoje, são conhecidas como o Sul Global. As conferências e painéis que comporão a programação do Simpósio orientam-se nessa direção.

Os eixos temáticos previstos para o Simpósio são:

  • Língua Japonesa: sociedade, cultura e educação; 
  • Linguística Aplicada e Estudos Multi e Transdisciplinares;
  • Ensino-aprendizagem de Língua Japonesa como Estrangeira, Herança e Materna;
  • Sociolinguística e Variação Linguística;
  • Literatura Japonesa e Nipo-Brasileira;
  • Tradução e Estudos Comparados;
  • Diáspora e Relações Internacionais;
  • Identidade, Motivação e Autonomia;
  • Tecnologias Digitais;
  • Cultura Japonesa e Nipo-Brasileira;
  • Pensamento e Filosofia Japonesa.